Instituto Ressignificar Vidas - Voluntariado GB
São José, SC

Instituto Ressignificar Vidas

Nosso Instituto faz atendimento psicológico , jurídico e assistência social às Mulheres Vítimas de Violência doméstica .

Sobre a ONG

O Instituto Ressignificar Vidas atende mulheres vítimas de violência encaminhadas pela Rede Catarina da Polícia Militar e juizado da violência doméstica comarca de São José.

O Instituto tem parceria com as faculdades locais no atendimento jurídico e psicológico às Mulheres Vítimas de Violência, onde nossa Assistente Social faz o cadastro e a escuta da situação da vítima e encaminha para atendimento se assim for o caso, nas redes parceiras como: Cras, Creas,saude e educação. Quando a demanda é psicológica ou jurídico, encaminhamos para atendimento nas faculdades parceiras. Nossa equipe técnica é formada por 01 assistência social, 02 advogadas, 02 Psicólogas , todas atuam de forma voluntária, efazem o primeiro atendimento à vítima.

Trabalhamos também com projetos ambientais como compostagem comunitária. O Instituto atende também as demandas da Comunidade Surda capacitando em Libras às corporações como: Polícia Militar, Bombeiro, agentes penitenciários e guardas municipais, trazendo assim, acessibilidade comunicacional para às pessoas Surdas. Estamos organizando cursos de capacitação para o mercado de trabalho para às Mulheres Vítimas de Violência buscando trazer autonomia. O Instituto atua também como um órgão fiscalizador dos serviços públicos de atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, buscando qualificar os serviços. Após às Mulheres passarem por todos os atendimentos e terem suas demandas atendidas, disponibilizamos uma pesquisa de satisfação para que às vítimas nos relatem como foram atendidas nos serviços públicos, visando assim qualificar os serviços de atendimento às vítimas.